top of page
Search

Como se trata o COVID-19?


Não existindo vacina para prevenir a infeção por COVID-19 nem um tratamento específico para curar a doença, o tratamento preconizado para a mesma passa pelo tratamento de sintomas e de suporte de orgãos (1).


No caso de sintomas ligeiros o tratamento pode e deve ser realizado em casa. Para controlo da febre e dores generalizadas está apenas indicada a toma de fármacos que têm efeito antipirético e analgésico (2) como é o caso do paracetamol (ben-u-ron).


Nos casos em que haja sinais dificuldade respiratória ou de pneumonia, estes poderão precisar de tratamento a nível hospitalar de modo a receberem suporte ventilatório (nomeadamente ventilação mecânica e oxigénio)(2).


Recentemente foi questionado se o ibuprofeno (mais conhecido como Brufen) poderia ser uma das causas do agravamento da doença, porém o Infarmed emitiu um parecer a 15 de março que indica que não existe base científica que o comprove:


"O INFARMED, Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P.  informa que não existem, atualmente, dados científicos que confirmem um possível agravamento da infeção por COVID-19 com a administração de ibuprofeno ou outros anti-inflamatórios não esteroides.

Neste sentido, não há motivo para os doentes que se encontrem em tratamento com os referidos medicamentos o interrompam.

A possível relação entre a exacerbação das infeções, na generalidade, e a toma de ibuprofeno está a ser avaliado na União Europeia no Comité de Avaliação de Risco de Farmacovigilância da Agência Europeia do Medicamento (EMA na sigla inglesa). Espera-se que esta análise, cuja conclusão se aguarda em maio de 2020, permita esclarecer se existe uma associação entre a toma de ibuprofeno e a exacerbação das infeções. Dado que o ibuprofeno é utilizado para tratar os sintomas iniciais das infeções, será extremamente complexo determinar esta relação.

O tratamento sintomático da febre deve ser realizado através do uso de paracetamol como primeira alternativa. No entanto, também não há evidências para contraindicar o uso de ibuprofeno. Os dois medicamentos devem ser utilizados com base na informação constante do Resumo da Características do Medicamento e Folheto Informativo.

Salientamos ainda que, qualquer doente deverá respeitar as indicações dos seus médicos assistentes no uso racional dos medicamentos prescritos.

O Infarmed, em articulação com a rede europeia do medicamento, continuará a acompanhar e a divulgar qualquer nova informação sobre este assunto.

15 de março de 2020"(3)


Assim, até ser comprovado através de estudos que o ibuprofeno tem associação e é causa de agravamento de quadros de COVID-19, o Infarmed explica que não existem motivos para contraindicar o seu uso embora a primeira linha de tratamento seja sempre o paracetamol.


Fontes bibliográficas:

(1) Direção-Geral da Saúde (2020), "Infeção pelo novo Coronavírus (2019-nCoV)" (Orientação nº 002/2020 de 25/01/2020 atualizada a 10/02/2020)

(2)BMJ (2020), "Best Practice COVID-19"


Direitos de autor da imagem de capa: <div>Icons made by <a href="https://www.flaticon.com/authors/freepik" title="Freepik">Freepik</a> from <a href="https://www.flaticon.com/" title="Flaticon">www.flaticon.com</a></div>

35 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page